Bem vindos

Bem vindos ao aguasrecicladas.blogspot.com, aqui vamos falar sobre a problemática da falta de água, do tratamento de águas residuais e dos componentes de água.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Função Biológica da água

A água possui muitas propriedades incomuns que são críticas para a vida: é um bom solvente e possui alta tensão superficial (0,07198 N m-1 a 25 °C). A água pura tem sua maior densidade em 3,984 °C: 999,972 kg/m³ e tem valores de densidade menor ao arrefecer e ao aquecer. Por ser uma substância estável na atmosfera, desempenha um papel importante como absorvente da radiação infravermelha, crucial no efeito estufa da atmosfera. A água também possui um calor específico peculiarmente alto (75,327 J mol-1 K-1 a 25 °C), que desempenha um grande papel na regulação do clima global.
A água dissolve vários tipos de substâncias polares e iónicas, como vários sais e açúcares, facilitando na interação química entre as diferentes substâncias fora e dentro dos organismos vivos (metabolismos complexos).
Apesar disso, algumas substâncias não se misturam bem com a água, incluindo óleos e outras, podendo ser classificadas como insolúveis e, em alguns casos, hidrofóbicas. As membranas celulares, compostas por lipídios e proteínas, levam vantagem das propriedades hidrofóbicas para controlar as interações entre os seus conteúdos e o meio externo.

Algumas curiosidades sobre a importância da água

Estima-se que em Portugal cada pessoa gasta 100 litros de água por dia.

  • Anualmente 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, sendo que 90% desse milhão e meio são crianças.

  • Anualmente 10 milhões de pessoas morrem, 50% menores de idade, com doenças que não existiriam se a água fosse bem governada.

  • Estima-se que em breve a falta de água seja motivo de grandes guerras entre países.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Importância da água

A água é o bem mais precioso da Terra e é essencial á vida animal e vegetal, por exemplo: "Um certo indivíduo está num deserto e necessita de água. Neste caso, a água é tão importante que este indivíduo deixa qualquer riqueza que possua e passa a querer a água antes de qualquer outra coisa." Este exemplo mostra que a água é muito importante e que sem ela não podemos viver.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Maneiras para poupar água


No chuveiro: Fechar a torneira enquanto se ensaboa e reduzir o tempo de duche para 5 minutos.

Na banheira: Para reduzir consumo de água, deve-se encher a banheira só até metade ou menos.

Na lavatório: Ao lavar os dentes, usar copo de água e fechar a torneira. Ao fazer a barba, colocar uma tampa no lavatório.

No autocolismo: Colocar um autocolismo de duplo de depósito para poupar água, ou então colocar uma garrafa de 1,5L no depósito.

No lava-louça: Deixar os talheres e pratos de molho antes de lavar, e ao ensaboar, fechar a torneira.

Na máquina de lavar louça: Utilize-a apenas quando esta estiver cheia.

No tanque: Deixe as roupas de molho e láve-as com a mesma água.

Na máquina de lavar roupa- Encher as máquinas de roupa e se não encher, use o programa de "meia-carga".

Na piscina: Aplique uma cobertura na piscina, pois reduz a perda de água até 90%.