Bem vindos

Bem vindos ao aguasrecicladas.blogspot.com, aqui vamos falar sobre a problemática da falta de água, do tratamento de águas residuais e dos componentes de água.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Água Fornecida para Abastecimento Humano


Água da torneira (água canalizada)

A água da torneira normalmente vem de zonas subterrâneas que depois são tratadas em estações de tratamento e canalizadas para as casas.

Água mineral

Água mineral é própria para consumo humano pois tem um nível constante de sais minerais com bons benefícios para a saúde humana .

Água de mina

Tem este nome porque é formada nas zonas subterâneas onde há água natural para as nossas casas.

Água artesiana

Vem de poços profundos e é aproveitada para consumo.

Água gaseificada

É uma água que sofre adicionamento de dióxido de carbono.

Água gaseificada naturalmente

É uma água que não sofre adição de dióxido de carbono, mas tem dióxido de carbono natural.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Estados Físicos da Água

A água encontra-se em vários estados físicos. Na atmosfera a água está no estado gasoso, por causa da evaporação da água dos oceanos, rios e lagos; Geralmente a água encontra-se no estado líquido, que se encontra nos grandes oceanos e marés (água salgada), nos rios e lagos (Água doce) e também nos lençóis feáticos . Também encontramos a água no estado sólido, Nos polos e nas grandes altitudes.

Etapas do tratamento de água

Cada etapa do tratamento da água pode representar um obstáculo há transmição de doenças. O grau e o tipo de tratamento pode ser muito eficaz dependendo das condições. Esses tratamentos são estudados numa especialidade de engenharia hidráulica.



  • Coagulação- É a primeira das etapas dos tratamentos de água que é quando a água bruta recebe uma dosagem de sulfato de alumínio.



  • Floculação- A segunda etapa é a floculação, quando, continua o processo de aglutinação de impurezas, na água em movimento, a água fica mais pesada.



  • Decantação- A água entra noutros tanques, ocorrendo a decantação onde as impurezas vão ser separadas da água pela acção da gravidade, indo para o fundo.



  • Filtração- A quarta etapa é a filtração a água passa por filtros. Aí ficam retidas as impurezas mais finas que passaram nas fases anteriores.



  • Desinfecção- Aqui a água já parece potável mas para maior protecção e contra o risco de contaminações, é feita ainda uma desinfecção.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Ciclo da água

Na natureza, a água está sempre em movimento, mudando constantemente de estado físico.


1.Proveniente da acção do calor do sol, as águas dos mares, oceanos, rios, lagos e mesmo a que está infiltrada no solo, evapora.


2.Nas grandes altitudes da atmosfera o vapor de água condensa-se, forma numerosas gotas, que vão constituir nuvens, que se precipitam, formando as chuvas.


3.Estas chuvas chegam ao chão. Uma parte escapa, formando riachos, que se unem para formar os rios.

Os rios, porém, formam lagos ou podem desaguar nos oceanos e mares. E o ciclo repete-se continuamente.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Propriedades da água


1. A água pode apresentar-se em três estados: sólido, líquido e gasoso.
2. Apresenta a mesma massa desde que a Terra se formou.
3. É purificada pela evaporação e pela entrada no solo, até chegar aos lençóis de água. A água potável é límpida, não tem cheiro, não tem cor e não tem sabor.
5. Considera-se um solvente universal.
6. Pode transportar outras substâncias.
7. Quando está em repouso, a sua superfície está plana e horizontal.
8. A água salgada tem maior densidade do que a água doce.
9. A água existe, logo, tem peso e exerce pressão sobre qualquer corpo.
10. É indispensável para a vida de um organismo, sendo a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos.

Distribuição da água a nível mundial



A água é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, porque sem a água não tínhamos vida. A maior parte da água está em oceanos e mares (1380000000km2) isto é 97,3% do que resta dos ocenos e mares, e os outros 2,7% da água fazem parte de rios, lagos... que são cerca de 38000000km3.

Cursos da água



As águas subterrâneas são aquelas que se infiltram no solo. As águas que não se inflitram ficam a superfície e vão formar cursos de água que vão dar origem a rios, lagos.
Os rios são correntes de água naturais, que desaguam em outros rios, lagos ou mar.Isto significa que todos os rios tem nascente, um leito, uma margem e uma foz.
As três maiores bacia hidrográficas são:
-bacia Amazonica, Brasil com cerca de 7.030.000km2
-bacia do Congo Zaire, com cerca de 3.690.000km2
-bacia do Mississipa nos EUA com cerca de 3.328.000km2

A água como forma de energia


Todos sabemos que a água é uma fonte de energia. A energia é produzida pela corrente de água. Para se conseguirem fortes correntes de água constoiem-se barragem e açudes. Depois a água é canalizada através de grandes tubos. A água, com muita pressão, faz movimentar as turbinas nas centrais eléctricas ou os rodízios nos moinhos. A energia que se consegue nas turbinas é transforma em energia eléctrica, que é distribuída pelas nossas casa, pelas fábricas, pelos comércios e serviços.

Escassez da água


A escassez da água é um problema ambiental cujos os impactos tendem a ser cada vez mais graves casos os países não revejam as suas políticas.A pecuária é um dos grandes contaminadores dos lençois freáticos, contribuindo para a escassez da água utilizada.